sexta-feira, 8 de junho de 2007

TOMATES

O tomate (do náuatle tomatl) é o fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum; Solanaceae), embora imprópriamente considerado como legume pelos leigos.
Originário da América Central e do Sul, era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos, sendo actualmente cultivado e consumido em todo o mundo.

Fonte: Wikipedia

O tomate é um dos mais populares frutos do mundo. Imprescindível em qualquer salada é também delicioso cozinhado de diversas formas ou simplesmente comido cru com uma pitadinha de sal grosso.

Em termos nutricionais é rico em vitaminas A, B e C, sais minerais como Fósforo, Ferro, Potássio e Magnésio e muito pobre em calorias.
A vitamina A é indispensável para a normalidade da vista, mucosas e pele, auxilia o crescimento e evita infecções.
As vitaminas do Complexo B ajudam na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, tonificam o músculo cardíaco, colaboram para a pele e para o crescimento. Já a vitamina C, principal componente do tomate, dá resistência aos vasos sanguíneos, vitalidade às gengivas, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, contribuindo no combate a infecções e cicatrização de ferimentos.
O tomate é excelente vigorizador do organismo, purificador do sangue, combate doenças do fígado, o desgaste mental, perturbações digestivas e pulmonares, sendo contra-indicado para pessoas que sofram de fermentações gástricas e acidez no estômago.

Segundo os cientistas o tomate é, entre os frutos vermelhos, um dos mais saudáveis pois constitui a fonte mais abundante de licopeno. O licopeno é um caroténoide e é ele que confere a cor vermelha ao fruto. Esta substância é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e tem propriedades anticancerígenas. É bastante eficaz, nomeadamente, na prevenção do cancro da próstata.
Por isso homens comam tomates que só vos faz é bem e quanto mais vermelhinhos melhor.


Depois do Cinema Paraíso (ao qual respondi aqui) foi a vez do Bairro do Amor ser agraciado com o troféu Blog com Tomates.

Agradeço ao Jorge do blog Vagabundices por me ter honrado com este prémio.

Desculpa mas não vou passar outra vez os tomates, ainda mais porque quase todos os blogues que visito já foram agraciados.

6 comentários:

wind disse...

Genial introdição que fizeste aos tomates.lolol
Parabéns pelo prémio:)
Beijos

wind disse...

*introdução

SA disse...

ainda andamos com os "tomates" lolol. por acaso eu já sabia da maior paret dessas propriedades. como todos os dias ou quase

Afronauta disse...

Há tanta coisa que ainda poderia ter sido dita sobre o tomate!...mas já muito aprendi hoje!

ANTONIO DELGADO disse...

Parabens por mais esta distinção

Anônimo disse...

Tenho a certeza que apartir de agora toda a gente vai respeitar muito mais os tomates! :)

Abraço

Jorge

http://vagabundices.wordpress.com/