domingo, 17 de junho de 2007

BLOGGER CASTRADO NÃO!


Liberdade de expressão e liberdade de imprensa, bastam estas duas expressões para causar um grave ataque de urticária ao nosso primeiro ministro. os exemplos são vários: A manipulação da informação na RTP e RDP, a tentativa de manipular e amordaçar os jornalistas, a mania salazarenta de arranjar "bufos" por toda a parte que despoletou o caso Charrua, e a exclusão da Associação de Professores de Matemática de uma comissão de acompanhamento por críticas à Ministra da Educação.

Hoje deu-se mais uma machadada na liberdade de expressão em Portugal:

António Balbino Caldeira é o editor do blog Do Portugal Profundo e foi o responsável pela investigação e divulgação do caso das habilitações académicas de Sócrates.

Acontece que hoje Balbino Caldeira foi convocado para prestar declarações como arguido no âmbito de inquérito judicial relativo ao assunto do percurso académico (e utilização do título de engenheiro) de José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.

Esta é mais uma vergonhosa tentativa de calar uma voz incómoda para o governo. Eu como colega blogger do António estou aqui para manifestar a minha solidariedade e deixar um aviso ao "Engenheiro" Sócrates: Ele pode tentar calar quem quiser mas a blogosfera não vai conseguir de certeza.

Podemos ser suspensos, arguidos ou despedidos mas não nos calamos. Lembrando as palavras do grande Ary dos Santos:

«Serei tudo o que disserem: Poeta castrado não!»

18 comentários:

avelaneiraflorida disse...

"SEI QUE NÂO VOU POR AÍ!!!"

Calar quem pensa, quem ousa dizer,é a mais ignominiosa das acções!

Lembremo-nos SEMPRE das vozes mutiladas e ergamos até ao último fio de voz a nossa INDIGNAÇÂO!

wind disse...

Assino por baixo e é já!

wind disse...

Fiz post com link para ti.
beijos

Joaquim Moedas Duarte disse...

Não, não vou por aí!
Mas não ficarei bem comigo se não disser mais alguma coisa.
O problema actual da liberdade de expressão não se pode pôr nos termos em que se punha no Estado Novo. O que se passa agora é que a credibilidade da maioria dos nossos jornalistas está pelas ruas da amargura. Os jornais são mal feitos, as peças misturam notícia com opinião, os alinhamentos são tendenciosos. Tudo com um fito: vender!
As administrações exigem aos jornalistas que procurem e escrevam o que cativa os leitores. E eles, mal pagos, sem segurança, muitos ainda em estágio, aceitam.
Depois criou-se o sindroma do "furo", da "investigação". Mas não sabem investigar, não sabem trabalhar os dados - com honrosas excepções, claro. Ouça-se o que diz Fernando Dacosta, grande jornalista já aposentado e que não se cansa de invectivar o mau jornalismo que por aí campeia.
Veja-se o caso da Felícia Cabrita, que denunciou o caso Casa Pia e se vendeu agora vergonhosamente ao Sr. Pinto da Costa para lhe escrever uma biografia grotesca.

Não sei quem é o autor do Portugal Profundo. Só sei que pela blogosfera circulam muitas páginas sérias, credíveis, bonitas, etc. Mas também há muita porcaria.Qualquer um pode dizer - e diz - o que lhe vem à cabeça ou o que acha que está certo. Mas tem de assumir a responsabilidade pelo que diz, sem vir a gritar pela falta de liberdade. Que eu saiba ele não foi preso, apenas vai responder pelo que disse.
Se amanhã alguém me caluniar preciso de saber que posso defender-me e acusar quem o fez, o qual será arguido num processo se o juiz assim o entender.

E tenho de reconhecer ao Primeiro Ministro o direito de se defender. Se o tal bloger foi constituído arguido, que se defenda, e que não tema se tem razão. Estamos num estado de direito e acredito no seu funcionamento.

Quanto ao problema do tal Charrua do Norte, acho a história muito mal contada. A Directora Regional - que não conheço - deveria ser muito burra para fazer de ânimo leve o que lhe assacam. O caso está em tribunal mas toda a gente se acha no direito de ilibar o Charrua e culpar a Directora. Não me parece correcto.

Vivi na Ditadura e sei o que isso era. Não se confundam as coisas.
Desculpe se me alonguei. Os pontos de vista são para se debaterem.

Aprecio o seu blogue e a prova é que gastei tempo do meu sono para o comentar. Porque achei que valia a pena.
Um abraço

Flash disse...

Desculpa fazer referência ao teu texto, mas hoje não pude evitar!

http://aternurados40.blogspot.com
/2007/06/muppet-show.html

Abraço

papagueno disse...

Muito obrigado a todos os meus amigos pelos comentários. Em especial ao JMD que também apresenta alguns argumentos bem pertinentes, por exemplo a má qualidade do jornalismo português é gritante e todos os dias temos provas disso, é só ler os ditos jornais de referência.

Agora uma coisa é certa há tentativas para controlar a blogosfera, disso ninguém tenha dúvidas.
"Big Brother is watching you!"

wind disse...

Desculpa, obrigada pela correcção:)
beijos

SA disse...

realmente a força que os blogs têm , agora os seus autores até são levados a tribunal. espero que o sócrates não descubra as as minhas escritas "hard" sobre si

peciscas disse...

Não nos calarão, NÃO!

Inês disse...

"morte ao Dantas. pim!"



(não quero que ninguém morra, naturalmente, mas depois da frase do Ary, lembrei-me logo desta...!)

Anônimo disse...

Meus Amigos é bem melhor estarmos atentos, ELES não vão descansar enquanto não controlarem a Liberdade que existe na Bloguesfera.
Cada dia que passa, de uma forma e de outra vamos sendo CALADOS, é hora de começar e não parar, de lutar e de deixar de andar com lamentações e braços cruzados.
Tenho Dito.
Se quiserem estou em casa podem vir e já agora façam bom uso do vosso..."Big Brother is watching you!"

Moura ao Luar disse...

Liberdade de imprensa? De expressão? Am I missing something?? Caminhamos para o passado...

CORCUNDA disse...

Apoiado! Fica também aqui a minha solidariedade.
Abraço.

Anônimo disse...

Liberdade de expressão e liberdade de imprensa, onde andaram?
A blogosfera unida, Este é o nosso meio!

Um Abraço

lady.bug disse...

enfim, palavras para quê?
não calemos pois!

Nothingandall disse...

Estamoa a atravessar uma época preocupante em que se não há censura formal há outros tipos. E infelizmente mais generalizada do que se pensa :)

Maresia e Luar disse...

Este país está mesmo uma vergonha...

nelio disse...

acredito que este espaço de liberdade faça muita comichão ao poder, e não é só ao nosso governo. muitos outros a nível mundial também têm as mesmas tentações. acredito que vamos assistir nos próximos tempos a cada vez mais tentativas de controlar um espaço que me parece à partida incontrolável.

um abraço