quarta-feira, 21 de novembro de 2007

ARACNÍDEOS

ARANHAS
Os aracnídeos são uma classe que se insere no filo dos artrópodes. Aranhas, escorpiões, ácaros, carrapatos e opilões são alguns dos animais incluídos nesta classe.
Vulgarmente incluídos entre os insectos, na verdade, os aracnídeos constituem uma classe à parte: Os aracnídeos têm o corpo dividido em duas partes e possuem 4 pares de patas. Os insectos têm 3 pares de patas e o corpo é dividido em 3 partes; cabeça, tórax e abdómen.









ESCORPIÕES
AMBLIPIGÍDEOS

A beleza destas criaturas pode ser discutível. Para muita gente a imagem destes animais está ligada a medos primitivos que os tornam nojentos e repulsivos aos olhos da maior parte das pessoas.

É certos que muitos deles são animais perigosos mas fazem parte da biodiversidade do nosso planeta. Não esquecer que os aracnídeos são hábeis predadores tornando-se assim numa eficaz forma de controlar certas espécies de insectos nocivos.

Fotos: Igor Siwanowicz

14 comentários:

Anônimo disse...

Eu gosto muito de aranhitas. Comem muita bicheza ruim! :)

Abrenúncio disse...

Ao contrário de muita gente não me causam repulsa,antes pelo contrário gosto de admirá-los, embora a oportunidade para os ver ao vivo não seja muito regular.
Está aqui uma bela colectânea deles!
Saudações do Marreta.

P.S.: a propósito do comentário que deixaste no meu cantinho sobre a música dos Led, sabias que se prevê a reunião da banda para uma tournée mundial? Chegaste adiantado, é que a música antecedeu um post sobre o assunto.

Anônimo disse...

´Vistos aqui são bastante mais bonitos.

myself disse...

Em fotografia tudo bem, ao meu lado, não.

Maria del Sol disse...

Não vou mentir dizendo que aranhas, escorpiões e afins não me causam repulsa, mas não pude deixar de comentar a fabulosa canção dos Placebo que puseste como banda sonora. Fazes sempre boas escolhas musicais :)

Nothingandall disse...

Interessante e bonitas fotografias. Pois caro amigo um andante é mesmo uma espécie de bilhete. É o título prévio (materialmente um pequeno cartão) que se tem de comprar para então depois de carregado poder viajar no Metro do Porto. Ou seja sem «andante» não se pode viajar. O mesmo «andante» serve para multiplos carregamentos pagando-se o dinheiro do bilhete propriamente dito. Assisti ontem ao vivo ao jogo da nossa selecção no Estádio do Dragão e andei pela primeira vez no Metro do Porto, sendo de cá ... e esta hem (já andei várias em Lisboa ...lol..! Continuação de uma boa semana.

papagueno disse...

Rato Do Campo: É verdade que comem muito bichinho ruim. mas eu simpatizo com eles porque são hábeis predadores, principalmente as aranhas, um bicho que por quem tenho sentimentos de repulsa e grande fascínio ao mesmo tempo.

Marreta, claro que sei e também não me importava de dar os 200€ mais as passagens para os ir ver a Londres. Fico por aqui na esperãnça que passem por cá numa possível tourné.

Anónimo e Myself: Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

Maria del Sol: Se os Zeppelin são a minha banda preferida de sempre os Placebo são outra das minhas paixões. Já tive uma grande paixão por eles, eram os tempos do "Whithout you I'm Nothing" e do "Black Marquet Music".

Looking4good: obrigado pela explicação, era mais ou menos o que eu calculava

Obrigado a todos pelos comentários.
Abraços

Gi disse...

Não me afectam por aí além se bem que a macro lhes faça notar a beleza que à vista desarmada não se nota. Para nós, são pontos escuros (pelo menos as mais comuns) aqui revelam a sua beleza numa panóplia de cores. Adoro macro e as de flores e insectos são das que resultam melhor mesmo.

Um beijinho

Fátima disse...

Amigo,

Belas fotos!
O tua opinião tem toda a viabilidade, apesar de não gostar muito "deles" perto de mim.

:-) Beijinhos

Anônimo disse...

Olha que ideia eu tive, mas será que posso dizer, hummm!
Que S.Bento me ajude, mas não seria eles a solução para certas espécies de insectos nocivos?

avelaneiraflorida disse...

OOOPSSSS!!!!!!
Mal abro o teu cantinho...e quase fico sem FÔLEGO!!!!!
TIVE DE FECHAR...RESPIRAR FUNDO...E VOLTAR OUTRA VEZ!

"PRONTOS" Amigo Papagueno,
Sinto MUUUIIITTTO desconforto com estes bichinhos AO VIVO!!!!
Assim, a cores, com alguma distância, até que são obras de arte da mãe-natureza!!!!!
Mas, para a PRÒXIMA, POR FAVOR, PÕE UM AVISO,OK?????

BJKS!!!!!!

João Roque disse...

Os aracnídeos não me perturbam por aí além (claro que não gostaria de um contacto real com um escorpião bicho..., pois bicha, já não digo nada...), pelo que achei as fotos lindas, lindas!
Abraço.

Maria Faia disse...

Olá Papagueno,

Hoje venho somente deixar-te um beijo amigo e dizer-te que há um miminho para ti no Querubim.

Maria Faia

Anônimo disse...

anónimo era 3vairado;
as fots. ajudam-me a ver os bichos de outra maneira