sexta-feira, 4 de maio de 2007

FILIPA DE LENCASTRE NO PALÁCIO DE SINTRA

A Esfera do Livros vai publicar um romance histórico baseado na figura de Filipa de Lencastre, intitulado “Filipa de Lencastre – A Rainha que Mudou Portugal”, da autoria da jornalista Isabel Stilwell.

Para assinalar o lançamento deste romance histórico, Isabel Stilwell propõe uma visita guiada ao Palácio Nacional de Sintra, no centro da Vila, no dia 4 de Maio, pelas 11h00.
A escolha recai no Palácio da Vila, por este ser um dos locais preferidos da Rainha Filipa de Lencastre, mulher de El-Rei D. João I. Ao casal deve-se a construção da cozinha do Palácio da Vila e das suas famosas chaminés geminadas, as quais constituem um dos mais famosos monumentos de Sintra.

D. Filipa nasceu em Inglaterra em 1359 e, aos 29 anos, casou com D. João I de Portugal. Foi mãe de 8 filhos, a chamada ínclita geração, príncipes cultos e respeitados em toda a Europa – que mudaria para sempre os destinos da nação. Infante D. Henrique (o Navegador), o Rei D. Duarte (poeta e escritor) e D. Fernando (o Infante Santo), são disso exemplo.

Mulher de uma fé inabalável, conhecida pela sua generosidade, empreendedora e determinada a mudar os usos e costumes de uma corte tão diferente da sua, D. Filipa de Portugal morreu vítima de peste negra, tal como a sua mãe, a 15 de Julho de 1415, aos 55 anos de idade.

Num romance baseado numa investigação histórica cuidada, Isabel Stilwell conta-nos a vida de uma das mais importantes rainhas de Portugal. Desde a sua infância em Inglaterra, onde conhecemos a corte do século XIV, à sua chegada de barco a Portugal, onde somos levados numa vertigem de sentimentos e afectos, aventuras e intrigas.

Isabel Stilwell é jornalista e directora da revista “Notícias Magazine”. Sempre se confessou apaixonada por romances históricos e, desta vez, atreveu-se a pesquisar a vida de Philippa of Lancaster, mais tarde Filipa de Portugal, e a passar a escrito a sua história.

Notícia tirada de: Sintravox
Mais informações: Esfera dos Livros

Um comentário:

avelaneiraflorida disse...

Quando leio Romance Histórico de autores portugueses...começo com os dois pés atrás!!!!

Na maioria dos casos, acabo por me dar razão, "História a martelo", sem a fluência e naturalidade que o desenrolar do romance pede....

Mas vou fazer mais esta TENTATIVA!!!

Bjks