domingo, 25 de março de 2007

A LENDA DA EUROPA

O RAPTO DE EUROPA 1630
RUBENS (1577-1640)


Todos os jornais, na sua edição de hoje, falam nos 50 anos dessa tal de Europa. Mas será que já alguém ouviu falar da verdadeira história da tal Europa?


Há muitos, muitos, mas mesmo muitos anos, havia uma princesa fenícia que vivia no seu belo palácio com os pais. Reza a história que a moça era dona de uma beleza estonteante que fazia a cabeça dos homens andar à roda.
Um dia andava a bela e virginal lolita passeando à beira-mar com as suas amigas quando o poderoso Zeus deparou com ela.
Tonto com tanta beleza o rei dos deuses ficou completamente apaixonado pela bela ninfeta.
Com medo de Hera, a sua irascível e ciumenta mulher, Zeus decidiu transformar-se num touro para se conseguir aproximar de Europa.
Ao ver o belo animal, a princesa ficou maravilhada e foi logo fazer uma grinalda de flores para coroar o bichinho. Usando todo o seu encanto o poderoso deus conseguiu que a moça saltasse para o seu dorso. Ao sentir a rapariga nas suas costas desatou a correr em direcção ao mar. As companheiras de Europa só a conseguiram ver desaparecer entre as ondas do mar agarrada aos cornos do Touro.
E Zeus correu, correu e correu durante muito tempo até chegarem a uma pequena ilha. Aí o touro estacou, depositou a donzela à sombra de um plátano e revelou-se na sua verdadeira forma. Do romance de Zeus e Europa nasceram três crianças: Minos (futuro rei de Creta), Radamanto (rei das Cíclades) e Sarpedon (príncipe da Lícia).

3 comentários:

wind disse...

lol, a mitologia tem "estórias" muito interessantes:)
beijos

Anônimo disse...

Muito bem meu amigo.
Parabéns pelo post.
Um abraço

Mário Margaride disse...

Interessante papagueno, esta passagem pela Mitologia, na abordagem da Europa.

Excelente!

Um abraço